sexta-feira, 15 de outubro de 2010

para o desenvolvimento do milénio, estabelecidos por vários países, sob coordenação da maior tribuna politica mundial (a ONU), continuam em execução ou em tentativa para serem alcançados.


A meta estabelecida na famosa cimeira de Dakar, Senegal é 2015, isto é dentro de escassos 4 anos, tendo em conta que este está no fim.
Mas quais são, então, os objectivos do milénio?


Em síntese, eles são oito. A saber: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal.

Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

Recentemente foi realizada uma cimeira na sede das nações unidas em Nova York, em que o secretário de estado das relações exteriores, Jorge Rebelo Chicote, disse que Angola está no bom caminho na concretização dos objectivos do milenio até 2015.


Jorge Chicote foi secundando por varias vozes em Luanda que garantiram que realmente, em tempo de paz, Angola está a avançar. Mas há críticos que se mostraram cépticos com o optimismo das autoridades.


Na sua alocução em Nova York Chicote disse e citamos “"2015 é a data final. Neste momento estamos a avaliar as questões de meio percurso e todos os países já estão a pensar que teremos que reavaliar e ver como vamos conseguir alcançar (os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio)" fim de citação.

O secretário de Estado recordou que Angola tem um plano de redução da pobreza 2009/2014 begin_of_the_skype_highlighting 2009/2014 end_of_the_skype_highlighting e de auto-suficiência alimentar que vão permitir alcançar metas importantes nos próximos anos.

Mas, esta semana, dois relatórios chamaram a atenção geral. Primeiro: Angola avança no que diz respeito á boa governamentação, mas, no segundo, se diz que o país figura na lista das nações onde ainda há uma “ crise alimentar permanente

Hoje por hoje, como apontar estes objectivos como estando ou não a serem cumpridos? Será possível erradicar a extrema pobreza ou fazer com que milhares de mães não morram no parto ou percam os seus filhos a nascença?, só para citar estes exemplos.


Como está a luta contra a pobreza e a SIDA? Como vai a integração da mulher? o que dizer da saúde e educação? Estes e outros pontos vão dominar o debate de hoje.

Há quatro anos da concretização dos objectivos do Milénio que posição tem Angola?
A iniciativa da Radio Ecclesia era de poder ouvir dos Cidadaos e especialistas no que diz respeito aquilo que podera ser os avanços de Angola quanto as  metas a atingir do milenio

Fonte http://www.radioecclesia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada um tem o seu valor, todas as ideias sao importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento de comucar-se